domingo, 27 de maio de 2012

Rumo à Trancoso


De Itacaré saímos no domingo (12/02), bem cedo. Queríamos conhecer Caraíva e arredores, no sul da Bahia.
Como tínhamos informação de que as estradas de acesso para Caraíva eram ruins e que teríamos que deixar o carro em um estacionamento, já que não era possível acessar a comunidade de carro, por isso pensamos em ficar em uma cidade próxima. Acabamos optando por Trancoso (que fica próximo a Porto Seguro, mas é bem mais tranquila, sem aquelas excursões infinitas - arghh!!) cidade mais próxima de Caraíva, ao norte, no litoral. Passamos o dia na estrada e chegamos ao final da tarde em Trancoso, cansados e logo fomos atrás de um local para nos hospedarmos. Encontramos a Pousada Tamarindo, com preços ótimos, excelentes acomodações e um café da manhã delicioso servido ao lado da pousada, em outro estabelecimento.
 Descanso na rede após o almoço em um restaurante às margens da BR101, na Bahia

Descobrimos que existem duas ou três Trancoso, ou quem sabe mais e a gente não tenha visto. A Trancoso chique do Quadrado (uma grande praça retangular, com suas casas e igreja antiguíssimas, bem preservadas e abrigando bares, restaurantes e pousadas (de dia tem uma vista linda do mar e de noite dá para apreciar o céu estrelado, como se estivéssemos dentro da Via-Láctea). A Trancoso popular com variedade de comércios e serviços (onde se encontra bares e restaurantes  com qualidade e preços convidativos, e dentre eles um restaurante em especial, onde fomos maravilhosamente atendidos e matamos as saudades de comer uma boa carne assada, que escolhíamos ainda crua e era assada na churrasqueira em seguida, e cervejas bem geladas, a preços muito bons). E ainda a Trancoso das praias bonitas e aconchegantes, sendo que o caminho até elas conta com muitos coqueiros, casas e pousadas e, as estradas são de chão.
 Aproveitando a noite no Quadrado, no Centro de Trancoso. Foto na porta da igrejinha.

 Seu Manoel, famoso vendedor de abacaxi na beira da praia, Praia dos Coqueiros, em Trancoso.

 Embarcações na Praia dos Coqueiros.

 Praia dos Coqueiros

No dia seguinte fomos conhecer a Praia do Espelho, e voltamos no meio da tarde para Trancoso, onde fizemos um lanche, pois ainda não tínhamos almoçado, e fomos conhecer as praias do lugar, bem bonitas. Ficamos com a impressão que precisaríamos de muitos outros dias para aproveitar o sul da Bahia e conhecer mais, pois a praia do Espelho e Trancoso nos encantaram.