sábado, 28 de fevereiro de 2009

Até segunda...


Vamos ficar na Praia do Forte até segunda-feira, quando retomamos a estrada rumo ao litoral de São Paulo. Parece que a chuva vai nos dar uma trégua, e permitir aproveitar mais um dia de boa praia. Estamos instalados em uma pousada a poucos metros da praia de Itaguaçu, e a cerca de 1,5 km do Forte, trecho que fizemos a pé, tranquilamente. Ainda mais que tem vários bares onde servem boa caipira e cerveja sempre bem gelada no caminho! Enquanto isso, o opala fica descansando na frente do nosso apartamento da pousada.

São Francisco do Sul


São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil. É uma ilha, assim como Florianópolis, e dentre seus atrativos turísticos tem, além das praias, um centro com construções antigas recentemente recuperadas pelo projeto Monumenta, do governo federal. Não pretendemos andar pelo centro dessa vez, mas fica a dica. Vale a pena para quem quiser conhecer. Optamos pela Praia do Forte, por ser uma das melhores para banho: águas calmas, claras e mornas. O local ainda tem pouco movimento, já que não é possível construir ou estabelecer qualquer atividade na faixa de praia, pois trata-se de uma área militar, onde encontra-se o Forte Marechal Luz, do Exército Brasileiro, que funciona como colônia de férias dos militares. Na foto, a Angela aproveitando a maravilha dessas águas, após uma boa caminhada.

Na estrada


Fizemos uma viagem tranquila. Almoçamos em Imbituba, às margens da BR 101, num lugar chamado "Bem Brasil". Interessante a proposta deles, com comidinha caseira num buffet sobre chapas de fogão à lenha. Tá, não era aquela maravilha, mas pelo preço, compensou. Aproveitei e tirei a primeira foto do opalão, debaixo da sombra de uma amendoeira. Eu tomo essa árvore como uma das marcas do litoral catarinense, daí a idéia de tirar a foto, pois demonstra onde estamos.

Saímos, finalmente


Apesar da chuva não dar trégua, saímos de Porto Alegre dia 27 pela manhã. Acabamos ficando por São Francisco do Sul, em SC, que já conhecemos e tem belas praias.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

E segue a chuva...

Esperamos por tempo melhor pra iniciar a nossa viagem, mas tá difícil. Nem sequer as fotos do carro que eu prometi pude tirar hoje, já que começou a chover em Porto Alegre também. Sairemos amanhã (27/02), é o que combinamos. Vamos ver se o tempo melhora e nós conseguimos colocar umas fotos aqui. Aguardem.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

88 na estrada

Mas porque 88 na estrada? Bem, nosso carro para essa viagem é o nosso velho Opala Comodoro 1988, que recebeu alguns cuidados para essa empreitada, mais estéticos que mecânicos, tenho que convir. Contamos com a robustez e o conforto dele para chegar onde pretendemos e retornar com segurança.

O carro:
Opala Comodoro ano 1988. 4 cilindros a gasolina. É um coupê (2 portas) verde escuro. Esse modelo é o último duas portas fabricado pela GM. O carro é nosso desde janeiro de 2008, e já logo após uns 15 dias conosco foi encarregado de nos levar até São Francisco do Sul-SC, e depois a Florianópolis. Acostumou-se à estrada, o dito cujo. Tem mecânica bastante confiável. Nesse último ano, recebeu manutenção básica e em janeiro último um cuidado geral na lataria e pintura. Foram eliminados pontos de ferrugem e feito um banho de pintura geral na parte externa. Resolvi completar a renovação estética lhe devolvendo rodas originais de liga leve para esse ano, e trocando alguns itens que estavam danificados, como a capa do painel (almofada), o console central, renovação e limpeza dos estofados, revisão da parte elétrica, lanternas traseiras foram recuperadas e os frisos laterais originais foram trocados por novos adesivados, o que nos deu uma boa dor de cabeça. Quem deu uma força na montagem e desmontagem do carro foi o Rafael. Sobrou pra ele umas tarefas complicadas, como a instalação do novo painel. Ficou tudo certinho e o acabamento ótimo. Valeu pela ajuda! Esperamos que da próxima vez ele e a Vanessa possam estar com a gente na estrada.
Está ainda o opala equipado com 4 pneus novos, sendo dois FateO na dianteira e dois Firestone na traseira. Foi trocado algumas peças na suspensão dianteira do lado direito e feito geometria e balanceamento, além do cabo do velocímetro. No motor, apenas uma limpeza e regulagem do carburador. A perspectiva é que ele continue mantendo a média de consumo que tem apresentado nas viagens que fizemos durante o ano, de 11,5 km/l para mais, na estrada. Esse é o nosso terceiro opala que pega a estrada e dos que tivemos o mais econômico.
Em breve: fotos.

O começo...

A idéia deste espaço é compartilhar com os amigos nossa viagem de férias em 2009. É na verdade o embrião de um projeto pessoal há muito tempo pensado e sonhado. Quem nos conhece sabe que eu e a Angela adoramos viajar, e adoramos viajar de carro. “Felicidade é a estrada” dizia o título de um curta metragem da Casa de Cinema de Porto Alegre, de autoria do Jorge Furtado. Traduziria bem nosso sentimento. Mas viajar não é fácil, sobretudo no Brasil, que se por um lado nos oferece paisagens riquíssimas em sua diversidade, por outro oferece uma série de percalços para quem se propõe a conhecer um pouco melhor seu vasto território. Tempo e dinheiro são, para nós, os principais obstáculos, e é por isso que neste ano resolvemos enfrentar essas dificuldades e avançar um pouco para o norte do país, saindo de Porto Alegre, onde moramos. Chegar a Minas Gerais é o nosso objetivo, por enquanto. Revisitar alguns dos nossos velhos itinerários em Santa Catarina talvez seja obrigatório. Mas ir além, e colher impressões dos lugares e das pessoas, isso sim, será a tarefa que iremos nos deter nos próximos 15 ou 20 dias.

Em nossa viagem, tudo terá de ser mais ou menos assim: indefinido. Temos um destino, um roteiro mais ou menos definido, mas que dependerá das condições e circunstâncias que iremos encontrar pelo caminho. Sabemos de antemão que precisamos andar devagar para não gastar combustível excessivamente, e também para aproveitar os caminhos. Também teremos que ser econômicos nas hospedagens, para o quê levamos inclusive uma barraquinha emprestada. Gracias à Vanessa por ter conseguido o empréstimo da iglu! O roteiro e o destino tem sido definido pela Angela, mas o sentimento de “sem destino” ainda se manifesta presente para o início da “gauderiada”.