segunda-feira, 8 de março de 2010

03 de mar - Punta del Diablo



Saindo de La Pedrera nos mandamos para Punta del Diablo, pela mesma estrada que tínhamos rodado no dia anterior, aquela dos butiazais.


Ah, no caminho paramos para colher butiás maduros...

Nos nossos planos ainda faltava conhecer Punta del Diablo e a Fortaleza de Santa Tereza. Acertamos hospedagem numa pousada em Punta. A praia é linda, exuberantes paisagens, parece muito badalada no verão, cheia de bares, restaurantes, etc. Ficamos instalados não muito próximos da praia, mas com uma vista deslumbrante do lugar. Nossos dias de passeio pelo Uruguai estão chegando ao fim e nada mais justo nos darmos esse direito.

O opala espera, enquanto curtimos a praia em Punta del Diablo

A praia é bonita, merece a visita


Com a grana cada vez mais curta, resolvemos cozinhar na pousada. Mas não resistimos às tentações e na janta rolou um "escabeche de mejillones", que encontramos numa casa de produtos artesanais.

Com um arrozinho branco feito na hora ficou uma delícia. Estão servidos?

02 de mar - Barra de Valizas e Aguas Dulces

Logo vimos que não haveria muita coisa para fazer/ver por La Pedrera, só muitas parrillas (hehehehehe), mas como já tínhamos acertado a hospedagem por dois dias, resolvemos, então, a partir de lá conhecer as praias mais próximas (cerca de 40 quilometros): Barra de Valizas (muito recomendada por um artesão de Montevideo, com quem conversamos) e Águas Dulces.
Barra de Valizas é muito mais que charmosa: é linda, com a barra do arroio Valizas se juntando ao mar e dando aquele tom escurecido às águas marinhas e proporcionando temperaturas mais quentes para estas água.



Barra de Valizas é a cara do casal viajante!

O povoado é muito simples, ainda prevalecem os pescadores e suas habitações, diferente das praias anteriores que estão tomadas por residências de aluguel e por inúmeros bares e restaurantes. Nos lembrou a Guarda do Embaú, em Santa Catarina. Agora sim! Conseguimos comer um pescado frito e uma porção de camarões.

Depois, quando saímos de Barra de Valizas, ficamos na dúvida se voltávamos ou íamos a Águas Dulces, acabamos optando por uma terceira: pegamos uma estradinha de terra (parecida com os corredores das fazendas de Dom Pedrito) para observarmos os Palmares (grande extensão de campos povoados por enormes butiazeiros), achamos uma sombra muito agradável no caminho e tiramos um cochilo, depois resolvemos ir até Águas Dulces, conhecer. Praia pouco urbanizada, agradável e onde aproveitamos para dar uma caminhada pela areia. Voltamos para nossa cabaninha ( La Capilla) onde novamente assamos uma parrilla.


1º de mar - Camping em La Pedrera

Circulamos para conhecer a praia em La Paloma e resolvemos ir para La Pedrera, já que as demais opções de hospedagem, assim como a praia, não estavam muito convidativas. Em La Pedrera, praia menos urbanizada, encontramos uma cabaninha por um preço razoável, em um camping enorme. Tinha apenas as camas, um frigobar e uma parrillera ao fundo do pátio, mas era o que precisávamos e resolvemos acertar logo duas diárias. A praia era charmosa, mas nos frustramos por não conseguir peixe para assar na parrillera.

A praia de La Pedrera

O patrocinador do camping era dos melhores... boa pedida!

Ficamos na pequena cabana, que o pessoal do camping chamada "la capilla". Era pouco maior que o opala, mas tinha tudo o que precisávamos.

28 de fev - E agora, praias do Uruguai...

Partimos de Montevideo, depois de uma parrillada, rumo à costa atlântica. Passamos em Atlântida, em Piriápolis, onde paramos para um mate.
Depois rodamos por Portezuelo e Punta Ballena, chegando até Punta del Este. Não podíamos deixar de conhecer o badalado balneário uruguaio, mas do que tanto falam, não nos admiramos muito. Nos impressionamos, isso sim, com o desagradável odor das praias dessa região, que parece vir do mar. Pra quem acha que riqueza e ostentação eliminam as desagradáveis sensações de uma natureza nem tão pródiga, pode ser uma boa pedida, para nós não.

Punta Ballena

A famosa CasaPueblo, em Punta Ballena

Punta del Este vista de longe...

E o opalão ali, estacionado em Punta Ballena. Que presença!

E finalmente, nossa passagem por Punta del Este...

Seguimos então até Rocha, optando pela cidade porque já se aproximava a noite e a hospedagem poderia ser mais econômica. Grande engano: haviam apenas três hotéis, sendo que o indicado como “mais econômico” estava lotado, e os outros dois pediam mais de 1.300 pesos pela pernoite. Tentamos ainda um hotel na estrada, junto a um paradouro da ruta 9, próximo do trevo de entrada de Rocha. Ficamos mais de meia hora tocando a campanhia em um prédio escuro, que estava aberto e com uma tv ligada, mas não encontramos ninguém (vivo?). Bom para um filme de terror, mas decidimos seguir até uma das praias próximas, apesar da noite.
Próximo do hotel abandonado havia o trevo que dava acesso à ruta que levava às praias La Paloma, La Aguada (Costa Azul) e La Pedrera. Demos carona a um rapaz com um casal de filhos pequenos, do qual aproveitamos as informações sobre possibilidades de hospedagem em La Paloma, onde o mesmo trabalhava na feira de artesanato. Ficamos em La Paloma, em um dos hostels do local. A praia é muito freqüentada e as hospedagens são caras. O camping municipal estava fechado (fim de temporada) e os outros campings chegavam a cobrar 70 dólares pela diária das cabanas. O hostel nos cobrou 44 dólares, com o café da manhã (detalhe: superágio para pagamento com pesos uruguaios, apesar de estarmos no Uruguai!). Tivemos uma idéia do que nos esperava, anda bem que tínhamos jantado (chorizo e pan) em Rocha.

Em La Paloma, o belo Farol de Santa Maria.

26 e 27 de fev - Montevideo é assim...

Uma cidade colorida, com belas paisagens, muitas cores...




Belos monumentos arquitetônicos, como o prédio do Congresso Uruguaio...
O antigo e o moderno se apresentam...
E com a temperatura mais amena, fica bom para apreciar um tinto uruguaio, acompanhado pela boa pizza, é claro.
Ou ainda tomar uma cerveja. Seja de dia ou de noite, a cidade é sempre cheia de vida, e de opções. Essa Patricia caiu bem depois de um espetáculo da Orquestra Filarmonica de Montevideo, acompanhada de dois músicos regionais: Barbanois & Carrero. Tudo de graça em plena praça!

25 de fev - Chegamos a Montevidéo

Saindo de Colônia ainda tentamos encontrar hospedagem em algumas das praias do Rio de La Plata, mas foram infrutíferas nossas tentativas. Fomos então parar direto em Montevidéo.

No final da tarde, aproveitamos para caminhar pelas ruas e tomar um mate, apreciando a paisagem da capital uruguaia, revisitada, mas sempre com novas descobertas.E agora? Me terminou o mate...

O movimento da cidade...

E a temperatura caiu bastante. Será que já terminou o verão no Uruguai?