sábado, 4 de fevereiro de 2012

Litoral Sul da Paraíba

Dia 2 de fevereiro saímos de João Pessoa, mas antes passamos na ponta do Seixas ( o ponto mais oriental do Brasil e da América Continental) para conhecermos esta referência geográfica do Brasil. Saímos de lá com chuva forte, o que prejudicou um pouco conhecer as praias do litoral sul da Paraíba.

Angela e Vitor na Rosa dos Ventos da Ponta do Seixas, extremo oriental do Brasil

A chuva atrapalhou um pouco, mas o sul da Paraíba é repleto de praias de mar azul-everdeado

Chegamos na praia do Amor, mas a chuva nos correu logo; tentamos ir à praia do Coqueirinho, mas a chuva e o péssimo estado do acesso nos impediu; fomos a Tambaba, antes atraídos pelas prometidas belezas do que pelo naturismo, paramos no mirante e vimos que o que se fala do local é verdadeiro, pois a paisagem é realmente deslumbrante, com falésias coloridas e bonitas rochas dividindo as duas Tambabas.

Tambaba, badalada praia do sul paraibano

Seguindo pela PB-008, avistamos uma placa: Praia Bela. Resolvemos chegar, foi o melhor que fizemos neste dia, pois a praia é fantástica, um verdadeiro paraíso “perdido” (aliás, não está mais perdido, pois vimos centenas de lotes demarcados, prontos para venda), há no local um mangue e um rio que desemboca no mar, formando piscinas naturais, nas quais os bares locais colocaram mesas e cadeiras cobertas por pequenos quiosques de folha de coqueiro. O cenário nos lembrou as fotos que vemos das praias do Caribe ou da Indonésia.

Angela posando para foto em Praia Bela, na Paraíba

Paisagem deslubrante em Praia Bela - PB

Vitor e Vinicius fazendo o "reconhecimento" do lugar em Praia Bela

Um rio que sai no mar, onde se pode comer e beber na paisagem exuberante

Águas cristalinas do rio, assim como do mar, em Praia Bela - PB

Ficamos por lá um tempo, comemos, finalmente, caranguejo (e aprovamos!) e uma ótima porção de camarão ao óleo e alho, depois seguimos em direção á Olinda, onde estamos desde ontem, cidade histórica e carnavalesca, que merecerá comentários posteriores, na próxima parada.

João Pessoa - Paraíba

Seguimos pelo litoral do Rio Grande do Norte, dia 31 de janeiro, com João Pessoa -PB como destino previsto. Em Nísia Floresta- RN retornamos para a BR-101, a qual percorremos até quase chegar em João Pessoa, quando decidimos ir novamente em direção ao litoral, para Lucena, para atravessarmos a foz do Rio Paraíba de balsa para Cabedelo, município que faz divisa com João Pessoa.

Rodovia estadual que liga a BR-101 a Lucena, na Paraíba, margeada por coqueirais

Coco gelado enquanto esperamos a balsa para cruzar a foz do Rio Paraíba

Um barco ou um ônibus? Peculiaridades do transporte aquaviário em Lucena - PB

A balsa transportando nosso carro de Lucena para Cabedelo - PB

Estava muito quente e chegamos a Cabedelo com calor e fome, tratamos de comer alguma coisa e procurar local para nos instalar. Seguimos pela via litorânea e avistamos um mar calmo e verde, limitado por um cordão de recifes de corais, que nos encantou, mas fomos adiante, atrás de hospedagem.

Amor à primeira vista, na praia em Cabedelo - PB

Ficamos na praia do Bessa, em João Pessoa, numa pousada, de bom preço e bem localizada, mas bastante simples, com um banheiro apertado e um chuveiro baixo que tornava o banho difícil para o Vitor e o Vinícius.

Praia do Bessa, em João Pessoa

Conhecemos em João Pessoa as praias: do Bessa, Tambaú e Cabo Branco. A praia do Bessa possui pouca estrutura comercial e esta é bem concentrada, já as outras praias são mais próximas do centro e com excelente infra-estrutura, com muitos hotéis e pousadas, restaurantes e diversos quiosques junto às praias. Como as praias de Cabedelo tinham chamado bastante nossa atenção, resolvemos explorá-las um pouco mais, e as praias eram realmente lindas e a água, além de calma era morninha, muito gostosa. Fomos nas praias de Intermares, Camboinha I, II e III, Praia Areia Vermelha e Formosa. Caminhadas, banhos e uma parada para degustar um ótimo peixe em isca, com algumas cervejinhas.

Coqueiros marcam a bonita paisagem das praias em João Pessoa

Vinicius aproveitando o mar em Cabedelo - PB

Pausa para um cervejinha e uma isca de Dourado, em Cabedelo

Estivemos ainda na praia do Jacaré, orla do Rio Paraíba famosa pelo espetáculo do por-do-sol, quando Jurandy do Sax toca o Bolero de Ravel enquanto o sol se põe. Desfrutamos desse momento inesquecível no lugar, junto de muitas pessoas que vão ali para assistir esse quase ritual nas margens do rio, de beleza inigualável.

Jurandy tocando o Bolero de Ravel no seu sax no Rio Paraíba, ao por-do-sol

Por-do-sol no Rio Paraíba, em Cabedelo - PB

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

E começa o retorno


Iniciamos dia 31 de janeiro nosso retorno para o Sul do Brasil. A ideia é aproveitar esse retorno pelo litoral e conhecer outros lugares, praias e belezas desse nosso país. Não estamos com o roteiro definido, mas seguimos como na música da Nação Zumbi:

"No caminho é que se vê, a praia melhor pra ficar
Tenho a horacerta pra beber
Uma cerveja antes do almoço é muito bom, pra ficar pensando melhor..."
Cerveja ou água de coco, no caminho é que se vê...

E como praia não falta, partimos passando pelas praias de Parnamirim, município vizinho a Natal, com a intenção de chegar a João Pessoa, na Paraíba.
Praias de Parnamirim a Nísia Floresta - RN

Percorremos algumas dessas praias do RN até sair em Nísia Floresta, município que margeia a BR 101, onde pegamos o sentido sul.
Baobá que é ponto turístico em Nísia Floresta - RN

Baia Formosa

A vontade de conhecer o Nordeste é antiga, mas ultimamente havia mais um motivo para isto, conhecer Baía Formosa, sobre a qual o Vitor teve notícias através de um e-mail há algum tempo atrás, que tratava do festival da Albacora, um peixe típico da região, de carne escura, conhecido como atum nordestino.
Depois do concurso e de curtir Natal este era nosso objetivo, portanto, na segunda feira (30/01), fomos passar o dia lá.
E nossas expectativas foram totalmente superadas, Baía Formosa é linda e aconchegante, muito menos badalada que a Pipa, ou seja, tranquilidade e a natureza um pouco mais preservada.
Ah, e a albacora é deliciosa, saboreamos esta iguaria na barraca do Magal, na praia do Porto, conhecemos também a praia da Cacimba e do Bacopari, nesta última há algumas piscinas naturais, que são simplesmente divinas.
Piscinas naturais na praia do Bacopari, em Baía Formosa - RN

Jangadas na Praia do Bacopari

Obtivemos muita orientação do Miguel, guia turístico nativo, que nos propiciou ótimas conversas e companhia.
Baía Formosa é hoje um paraíso tropical, com um povo simpático, muito pescado, praias excelentes de águas cristalinas, tranquilidade e preços acessíveis.
Vista panorâmica da Praia do Bacopari

Praia da Cacimba em Baía Formosa

Praia do Porto em Baía Formosa

Na volta pra Natal passamos na Pipa e outras praias de Tibau do Sul, já que são tão famosas, mas ficamos com a impressão de que Baia Formosa é mais linda.
Aproveitando o banho na Praia da Pipa em Tibau do Sul -RN

Praia do Madeiro em Tibau do Sul

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Estrada é...

Nossa opção por viajar de carro está ligada ao prazer que pegar a estrada proporciona. Temos tempo, fechamos a parceria e sabemos que o roteiro não é algo fechado, mas que pode ser alterado conforme a vontade ou necessidade durante a viagem. O que importa é curtir, parar para uma caminhada na beira da praia, como a Angela fez em Boiçucanga, no litoral de São Paulo.
Quando queremos ir mais longe em um dia, trocamos a direção e seguimos em frente, o importante é ir sempre e devagar, para chegar com segurança.
E em quanto a conversa rola solta na estrada, a gente vai se divertindo e aproveitando...
1
Aliás, diversão tem sido o ponto alto dessas férias, pois a toda hora fizemos brincadeiras e rimos aos montes, embalados pelo sol dos trópicos e a vontade de conhecer novos lugares. Até mesmo parar para brincar com o nome das localidades na beira da estrada nos damos ao luxo!
Um chimarrãozinho, aproveitando a estrada tranquila e deserta no nordeste, afinal, ninguém é de ferro!
Tem horas que fica cansativo, com um dia inteiro na estrada, entre uma parada e outra. Vinícius que o diga!
Mas assim seguimos, no retorno faremos novas paradas no sentido norte-sul deste Brasil, e tiraremos muito mais fotos, que iremos postando conforme termos disponibilidade de tempo e internet.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Rio Grande do Norte, chegamos!!!


O Rio Grande do Norte foi uma outra bela surpresa, embora dessa vez já esperássemos. Apesar dos Canaviais, a pobreza não parece tanta, e chegando em Natal pode-se ver uma outra paisagem, de uma capital bem planejada, com boas vias, bem sinalizada, e pra variar um marzão verde arretado. Êêêêta.... a capital com melhor qualidade de vida do nordeste, e não é pra menos. Preços razoáveis, praia bonita, muitos turistas, culinária rica, e de quebra arranjamos um flat a preço módico com tudo que nós precisamos (Encanto Flat, em Ponta Negra).

Caímos na água verde do mar potiguar para nos refrescar depois de tantos quilômetros (4500 desde o RS), e marcamos de ficar uns dias, para cumprir uma agenda que inclui o concurso de Vitor para o IFRN, e conhecer algumas praias do RN, antes de iniciarmos o retorno, no qual pretendemos aumentar as paradas para conhecer melhor os lugares.

Paraíba

E seguem os enormes canaviais, ao entorno da BR 101, agora totalmente duplicada. Avistamos ainda dois parques de geração de energia eólica, e notamos a queda no preço da gasolina e do coco, duas coisas que não temos como seguir viagem sem elas aqui pelo nordeste. A passagem foi rápida, com alguns entroncamentos rodoviários que tivemos atenção para não errar, rumo ao Rio Grande do Norte.

Pernambuco

Pernambuco foi uma surpresa ao contrário de Sergipe, pois nos proporcionou impressões muito negativas de início. Logo ao passar pela divisa do estado a estrada virou um retalho, de remendos e obras inacabadas, cheia de buracos. Muita pobreza junto dos enormes canaviais, caminhões de cana pra todo lado, e um tráfego perigoso e caótico. Na autoestrada a falta de respeito e consideração com as leis é notória, com motociclistas sem capacete, excessos de velocidade de carros, motos e caminhões, tráfego nos acostamentos... enfim, a sensação de rodar em estrada sem lei. No entorno de Recife pegamos um congestionamento monstro, de muitos quilômetros, mas que logo após melhorou com a via duplicada.

No fim, não cumprimos nossa meta de chegar ao Rio Grande do Norte neste dia, e paramos ao fim da tarde para pousar em Goiana. É uma antiga cidade, com um patrimônio histórico bem preservado, composto principalmente por igrejas, um convento Carmelita de 1666, e alguns prédios antigos. É uma cidade agradável, com gente hospitaleira como todas que passamos até agora, onde além da cama e do chuveiro nos obrigamos a algumas fotos pelo centro da cidade, antes de seguir viagem.