quinta-feira, 19 de março de 2009

São Paulo, São Paulo




Não consegui achar São Paulo tão feia, como imaginava. Caótica, sim. É de uma amplitude urbana descomunal. Muito mais civilizada, no entanto, do que Porto Alegre, onde vivemos. Recebemos atenção das pessoas quando é preciso, a diversidade salta aos olhos e se envolve na dinâmica da cidade. Isso foi o que vimos nos passeios pelo centro, nas visitas aos bares, sebos e mercados: civilidade, apesar da frieza, comum às grandes cidades. Usamos o transporte coletivo, sem problemas. Arriscamos inclusive utilizar os banheiros do terminal D. Pedro II, no centro. E foi tranquilo: limpos, seguros e tinha até papel higiênico! Parece piegas, mas é um interessante indício do nível de civilidade de um povo. O trânsito é razoavelmente civilizado. Mais uma vez supera a capital gaúcha, onde moramos. É a necessidade de dividir o espaço que obriga as pessoas a um exercício de tolerância? Não sei, tenho algumas dúvidas. Acredito que estão melhor preparadas para isso. Aliás, se fosse resumir a visão que temos de São Paulo aqui, diríamos que é uma cidade tomada em todos os seus espaços. Onde estamos, na zona leste, a verticalização não é tão acentuada como em outras áreas. As fotos acima foram tiradas da sacada do apartamento, e demonstram bem isso. Há muitas casas, ainda, mas há também várias torres de concreto, e muitas outras sendo construídas. O custo de vida aqui também não é tão caro. Claro, tem lugar para se pagar o que quiser, dependendo da disposição. Ficou faltando conhecer a "efervescência" de áreas mais pobres da cidade. Fica para outra vez. Andar de carro aqui não é legal. Da próxima, tentaremos traçar um roteiro de ônibus e metrô. Deve ser mais rico e mais tranquilo. Saimos daqui amanhã cedo, rumo ao nosso retorno. Depois, comentários sobre outras impressões da viagem.

Um comentário:

  1. Pô, o trânsito de São Paulo ser civilizado me surpreende! Tá certo que a surpresa se deve justamente a eu não conhecer São Paulo.
    Mas é legal esse relato - assim como os de toda a viagem que vocês fizeram - para mostrar aos que acham que o Rio Grande do Sul é melhor em tudo, que as coisas não são bem assim não...

    Abraços!

    ResponderExcluir