sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Algumas coisas sobre Colonia: "la vida no es um juguete"

Há uma campanha no Uruguai, que vimos onde passamos, pelo uso do capacete pelos motociclistas. "La vida no es um juguete, use casco!" (a vida nao é loteria, use capacete), é a chamada, multiplicada em anúncios e cartazes. Se até aqui já achávamos que a campanha era um rotundo fracasso, em Colonia ela é um fiasco. Absolutamente ninguém dá bola para o uso do capacete. E existem muitos veículos de duas rodas, desde motos até vespas, jogs, mobiletes e outros que nem saberia como classificar. Além desses, aluga-se na cidade, para passeios turísticos, ridìculos carrinhos de golf, que andam por todos os lugares com todo o tipo de gente, de pessoas idosas à menores de idade. Esses também andam de moto, sem qualquer preocupaçao.
Estas coisinhas andam por toda a cidade, e tem vários modelos.

No final da tarde, parece que todos os jovens da cidade vao para a orla do Rio de la Plata para correr. Correm como desesperados, vi até um manco correndo. Apesar disso, todos dizem que a cidade é um paraíso: nao há problemas de segurança, ninguém incomoda ninguém... parece que com alguns (muitos?) dólares, por aqui, realmente, pode-se fazer o que quiser. Acho que a explicaçao para a idéia de "paraíso" reside um pouco no fato de que quase todo mundo aqui fuma maconha. Em qualquer lugar, a qualquer hora, tem sempre um "dando um tapinha", sejam os operários de obras no intervalo do almoço, seja o pai passeando com o filho pequeno, sejam as meninas menores passeando na orla...

Mas há outras coisas interessantes em Colonia, lugares bonitos, como a Plaza de los Toros, na foto abaixo.

Os carros antigos, assim como em todo o Uruguay, sao um espetaculo à parte. Em colonia há muitos modelos bem cuidados e inclusive alguns que podem ser alugados, com motorista é claro, já que o dono dificilmente facilitaria os cuidados à outrem.

Serà que se pode dar uma voltinha nessa raridade?

Encontramos ainda em Colonia um bar restaurante muito bom, que além do charme da decoraçao, tem preços e pizzas ótimas, além de cerveja bem gelada. Chama-se Punta Pizza e fica fora do circuito turìstico do centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário